bangu camisa 2024

Valeu, Cartola! Fluminense se despede da camisa 3 mais vendida de sua história

Neste domingo (15/09), quando enfrenta o Juventude pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense vai entrar em campo pela última vez vestindo seu terceiro uniforme em homenagem ao mestre Cartola. A camisa, lançada em outubro do ano passado, foi sucesso de crítica e venda. Nas cores verde e rosa e com diversas referências ao gênio do samba e apaixonado torcedor tricolor, a armadura desenvolvida em parceria com a Umbro superou a camisa grená de 2011/12 e se tornou o uniforme número 3 mais vendido da história do clube.

Cercada de muita expectativa, a camisa foi revelada no dia 11 de outubro, data de nascimento de Cartola. Após o lançamento, o uniforme bateu a meta de vendas prevista para todo o mês de outubro em apenas 48 horas.

No dia 19 do mesmo mês, foi a campo pela primeira vez, no empate em 3 a 3 com o Corinthians pelo Brasileirão passado. Na ocasião, o clube preparou junto à torcida um mosaico 3D, exibido na entrada do time. Filho de Cartola, Ronaldo Silva de Oliveira foi ao Maracanã a convite do Fluminense e não conteve as lágrimas com as homenagens.

A camisa em homenagem a Cartola foi utilizada em jogos oficiais em seis partidas e permanece invicta. Com ela, o Fluminense venceu três vezes (Bangu, Madureira e Red Bull Bragantino) e empatou em outras três ocasiões (uma com o Internacional e outras duas com o Corinthians).

Depois do jogo de domingo, o terceiro uniforme do Fluminense passa a ser oficialmente o lançado na última sexta-feira (13/09), com homenagem ao centenário da Umbro.

Homenagem em detalhes

A camisa em homenagem a Angenor de Oliveira, o Cartola, traz as cores verde, em predominância, e rosa, nos detalhes da gola, manga, ombros e numeração. A escolha faz referência à Estação Primeira de Mangueira, uma das mais tradicionais escolas de samba do carnaval carioca, atrelada, desde as suas raízes, à história de Cartola, um dos mais icônicos moradores da comunidade da Zona Norte da cidade.

Para celebrar a paixão de Cartola pelo Fluminense, o uniforme homenageia um clássico do samba presente no primeiro álbum de estúdio do sambista, de 1974: a canção “Corra e Olhe o Céu”. A letra da música, escrita por Cartola e Dalmo Castello, percorre toda a camisa, na parte frontal e nas costas, com fonte que replica as letras do próprio Cartola, transformando o uniforme em um manuscrito do artista. Também foi desenvolvida uma etiqueta exclusiva para a coleção. Localizado na barra da camisa, o selo traz um icônico desenho do artista com a camisa tricolor, cercado pelo nome “Mestre Cartola” em fonte estilizada. A camisa tem também o nome Cartola estilizado com elementos do Fluminense, marcando ainda mais a relação entre o clube e o poeta, na parte interna da gola.



Fotos: Marcelo Gonçalves e Lucas Merçon/FFC
Texto: Comunicação/FFC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!