recopa libertadores

Taça da Conmebol Recopa já está no Museu Fluminense FC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

O Museu Fluminense FC já abriga a mais nova conquista do Time de Guerreiros. Quem for visitar o recém-inaugurado espaço encontrará a taça da Conmebol Recopa 2024, título conquistado na quinta-feira da semana passada, em vitória sobre a LDU-EQU por 2 a 0 no Maracanã. O troféu ocupa lugar de destaque na sala que expõe tantas outras glórias do clube tantas vezes campeão, em Laranjeiras.

O local, totalmente remodelado, que abriga agora a taça da Recopa, traz experiências inéditas ao torcedor que for à sede do clube conhecer de perto a história tricolor. Uma das salas é dedicada exclusivamente ao maior título do Tricolor: o de campeão da CONMEBOL Libertadores. No espaço, são exibidos, além da taça, itens históricos e o vídeo dos bastidores da conquista.

Diferente de qualquer outro museu de clube no mundo, no Museu Fluminense FC a história não é exibida de forma linear. É uma criação em capítulos, onde cada sala conta uma história como se fosse em um ato teatral.

O conceito artístico está em cada detalhe. Há Maria Betânia recitando o poema “O Campo”, de João Cabral de Melo Neto, e Chico Buarque com a canção “Bom Tempo”, que está impressa e é ouvida no final da visita, além de outro texto dele, da música “O Futebol”. Há também fragmentos de Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado e Manoel de Barros. A concepção e criação de cada detalhe ficou a cargo da diretora teatral e artista multimídia Bia Lessa.

Para executar a obra, Bia contou com nomes de peso do mundo artístico. Paulo Pederneiras (diretor artístico e fundador do Grupo Corpo) assina a luz da Sala de Troféus, onde foi respeitada a arquitetura tombada do prédio de Laranjeiras e seus vitrais. E o designer de som e produtor de trilhas sonoras Dany Roland é o responsável pela parte musical.

O Museu Fluminense FC tem patrocínio da TIM, por meio da lei de incentivo à cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e realização da IRJ Sports.

Você no Museu Fluminense FC

Um dos oito ambientes temáticos é dedicado a ídolos do Tricolor e à sua torcida apaixonada. Nesta sala, as paredes são recobertas por cerca de 14 mil fotos de torcedores em formato 7 cm x 7 cm, impressas de forma especial. Para ter sua foto na parede desse ambiente, o torcedor deve pagar uma taxa que varia de acordo com a localização. O prazo mínimo para a permanência das fotos é de dois anos – e os primeiros a chegar terão preferência na renovação.

Os torcedores podem colocar suas próprias fotos, de seus pais, filhos ou amigos que quiserem homenagear. É permitida somente uma pessoa por foto e todas serão previamente aprovadas pela equipe de curadores.

Em breve a venda dos espaços será reaberta para o torcedor garantir sua foto na sala.

SERVIÇO

A venda para sócios ocorre no site fluminense.futebolcard.com, enquanto não-sócios devem efetuar a compra através do site futebolcard.com.

Funcionamento

– Terça a sexta-feira: das 10h às 18h

– Sábado, domingo e feriados: das 10h às 16h

– Segunda: fechado para manutenção

Preços

– Sócios R$ 25

– Não-sócios: R$ 50

O acesso é realizado via QR Code dinâmico. O sócio deverá baixar o APP da FutebolCard e fazer login com o CPF (apenas os números, sem pontos e hífen) e a mesma senha do Portal do Sócio. O QR Code dinâmico ficará disponível 6 horas antes do evento. Ele é baixado automaticamente quando o sócio entra no APP e ficará disponível na aba “Meus pedidos”. Uma vez baixado, o QR Code funcionará mesmo que não haja conexão com internet e o acesso ao estádio será somente com o APP. (Faça o download do APP na Apple Store e na Google Play Store).

– Sócios podem comprar 1 ingresso com desconto e 3 ingressos no valor de inteira por dia;

– Sócios do clube precisam emitir o “nada consta” na Secretaria e comprar o ingresso no balcão do Museu para conseguir o desconto;

– Crianças de 0 a 2 anos não pagam; Meia-entrada para crianças e jovens entre 3 e 21 anos.

Texto: Comunicação/FFC

Fotos: Marina Garcia/FFC