time do oscar

time do oscar

Há 142 anos, nascia Oscar Cox

Nascido no Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, Oscar Cox, pioneiro do Futebol no Brasil, construiu seu legado realizando um grande sonho: fundar um clube dedicado ao esporte em território carioca. Em 21 de julho de 1902, ele reuniu 20 jovens e deu início à instituição Fluminense Football Club.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Primeiro presidente e jogador da agremiação, Cox popularizou no Rio de Janeiro, dominado especialmente pelo remo, um esporte quase desconhecido. Ele conheceu o Futebol na época em que estudava na Suíça e passou a trazer da Inglaterra bolas, materiais esportivos e novidades do jogo.

Filho de George Emmanuel Cox, um dos fundadores do Rio Cricket e Associação Atlética, clube da colônia inglesa em Niterói, Oscar Cox se comprometeu a estimular a criação de outros clubes na cidade do Rio.

Nomeado presidente na reunião inaugural da diretoria, Cox sediou o Fluminense, no mesmo lugar em que se encontra hoje, e definiu, em 1904, suas primeiras cores: o cinza e o branco. Posteriormente, Oscar viu a dificuldade de encontrar os tecidos do uniforme, o que resultou na transição para o verde, branco e grená.

Oscar Cox faleceu no dia 6 de outubro de 1931, aos 51 anos, na França. Como jogador, participou de sete partidas e venceu as edições de 1906 e 1908 do Campeonato Carioca.

Em dezembro de 2015, por meio do financiamento de torcedores, o Fluminense eternizou o pai do Time de Guerreiros em um busto na sede de Laranjeiras. Além disso, nas dependências do clube, há a pedra lapidada com a Ata de Fundação, assinada por Cox. Ambos são atrações do FluTour, diariamente, em horários específicos.

Texto: Flu-Memória/FFC
Foto: Arquivo/FFC